Trabalhos científicos

ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

INFORMAÇÕES GERAIS – TODAS AS MODALIDADES

  

1. INSCRIÇÃO

Para o autor/apresentador indicado que ainda não efetivou o pagamento da inscrição, deve providenciar o quanto antesConvidados da programação com isenção de inscrição em dia com a SBFa, podem desconsiderar o aviso. Se faz necessária a observação desta informação, para garantir a apresentação/exposição do trabalho no evento e a liberação do certificado.

 

2. APRESENTAÇÃO/EXPOSIÇÃO

- Caso o autor não possa comparecer ao evento, o mesmo deverá indicar novo co-autor até 18 de outubro para cientifico@tribecaeventos.com.br e este deverá estar com a inscrição paga no evento. Após essa data, não serão permitidas alterações de apresentador para apresentações de E-Pôster e Oral Concorrente à prêmio.

 

3. USO DE IMAGENS EM APRESENTAÇÕES – COMUNICADO IMPORTANTE

Havendo necessidade de uso de imagens de pessoas (pacientes) ou marcas nas apresentações, certifique-se que há autorização prévia, devidamente assinada, concordando com o uso em apresentações.

A SBFa, a organizadora e as empresas parceiras do evento não se responsabilizam por eventuais divulgações indevidas por parte dos participantes.

Sendo imprescindível o uso da imagem, sem documento de autorização para uso, recomendamos que elas tenham partes cobertas, de forma que não permita a identificação.

 

4. CERTIFICADOS

Serão disponibilizados na área do inscrito https://inscricoes.lp.sbfa.org.br/login, em até 20 dias após o término do eventoO autor que realizou a apresentação ou ficou responsável pelo pôster, deverá emitir o certificado e repassar o arquivo aos demais autores.

Não serão enviados certificados por correio, e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja pelo sistema de inscrição.

Os certificados permanecerão disponíveis por 90 dias após a liberação na área do inscrito. A comissão organizadora não se responsabiliza pela emissão dos certificados após este prazo.

 

  

5. ARQUIVOS SOLICITADOS PARA E-PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL

 

 Os autores que tiveram seus resumos aprovados, deverão preparar os seguintes arquivos:

 

Apresentação E-Pôster

·  E-Pôster (elaborado conforme itens 8. e 9.)

·  Leitura das Orientações do Manual de acessibilidade e inclusão (elaborado conforme item 10.)

 

Apresentação Oral Concorrente à Prêmio

·  Arquivo do resumo expandido formatado e orientações de envio (arquivo em word conforme orientações do item 14.)

·  Slide em power point (elaborado conforme item 15.)

·  Leitura das orientações Manual de Acessibilidade (elaborado conforme item 19.)

 

 

ORIENTAÇÕES E-PÔSTER - TOTEM ELETRÔNICO

 

6. APRESENTAÇÕES DE E-PÔSTERES NÃO CONCORRENTES A PRÊMIO

Trabalhos Científicos, Relatos de Experiências e Revisões de Literatura As apresentações dos trabalhos aprovados nesta categoria, ficarão disponíveis durante todo o evento, nos totens em formato de pôster digital no  Espaço Conexão CientíficaA lista em ordem alfabética, com a data, horário e Totem, encontra-se ao lado direito desta página (Em notebooks) e ao final da página (em celulares). Trabalhos aprovados em E-Pôster

Ao todo, serão 20 Totens de apresentação e os trabalhos estão distribuídos em 15 Totens, pela manhã e a tarde nos dias 27,28 e 29/11.

É vetada as alterações nos dias e horários das apresentações de E-Pôster, salvo se o apresentador identificou conflito de horário com alguma outra atividade na grade de programação. Os horários e dias de apresentação, foram previamente distribuídos, visando minimizar conflitos de data e horário. Caso haja conflito, enviar e-mail para cientifico@tribecaeventos.com.br solicitando a alteração. 

TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 08 MINUTOS PARA CADA E-PÔSTER

Importante: A apresentação é facultativa e não está vinculada ao recebimento de certificado, no entanto se faz obrigatório o envio do e-pôster dentro do prazo determinado e a presença do apresentador no evento.

 

  

7. ESPECIFICAÇÕES GERAIS

- A confecção do e-pôster é de responsabilidade dos autores e deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo os itens relacionados abaixo em um único Slide.

 

8. CONTEÚDO OBRIGATÓRIO

- O título deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem vir os nomes dos autores, das instituições envolvidas, e-mail de contato, cidade e Estado. Poderá ser feito um QR Code com essas informações. Fontes e tamanhos à critério do autor.

- O corpo do trabalho deverá conter OBJETIVOS, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO. Estas marcas devem estar legíveis e destacadas. Para estudos envolvendo seres humanos ou animais é obrigatório o número do CEP - Comitê de ética e pesquisa. O pôster deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas e gráficos.

 

9. FORMATO DE ARQUIVO PARA ENVIO DE E-PÔSTERES

9.1 TEMPLATE: O template é de uso obrigatório (disponível para download no lado direito desta página em “TEMPLATE -  APRESENTAÇÃO E-PÔSTER”)

- O arquivo deverá ser salvo em PDFAo salvar O ARQUIVO, retire TODOS os caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos...O sistema não aceita os caracteres para envio. MUITO IMPORTANTE: Certifique-se de que o arquivo salvo em PDF esteja abaixo de 5 MB antes de anexar na área de inscrição. Arquivos acima de 5MB NÃO são aceitos nos Totens eletrônicos. 

- O arquivo EM PDF com conteúdo do e-pôster, deve ser anexado através da área de inscrito do autor que submeteu o trabalho.

  • Acessar a área de inscrito;
  • Clicar no link de Trabalhos científicos;
  • Ao lado do título do trabalho, há um campo para anexar o PDF;
  • Clicar em “Anexar arquivo” para fazer o upload do PDF.

- Para verificar se o arquivo foi inserido corretamenteclicar em “Clique aqui para abrir o arquivo anexado (abaixo do botão de “enviar”). Se o E-pôster aparecer, está inserido corretamente. Não há envio de confirmação de arquivo por e-mail.

 

9.2 PRAZO PARA ENVIO

O arquivo EM PDF com conteúdo do E-pôster, deve ser enviado através da área de inscrito do autor que submeteu o trabalho ou do apresentador responsávelimpreterivelmente até o dia 13/11/2025 até às 18hArquivos enviados por e-mail ou qualquer outra forma, serão desconsiderados.

Importante: Arquivos enviados pelo sistema, após o prazo estipulado, estão sujeitos a serem desconsiderados pelo fornecedor do equipamento de Totem Eletrônico. 

 

  10. ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

 

Queremos convidá-lo a adotar um conjunto de estratégias de acessibilidade, para que você possa cumprir sua missão da melhor forma possível, comunicando-se efetivamente com todos os presentes. Afinal, é por meio de uma conduta inclusiva e respeitosa com todos, que faremos uma Fonoaudiologia verdadeiramente Sem Fronteiras. Para essa experiência acessível e inclusiva, sugerimos atenção especial para a elaboração do conteúdo do seu pôster:

 

(1) Utilize frases objetivas;

(2) Sendo possível, inclua algum elemento visual que auxilie na compreensão;

(3) Localize os itens a partir do ponto de vista do espectador, priorizando itens em destaque;

(4) Use fontes sem serifas, por exemplo: Avenir ou OpenDyslexic;

(5) Considere bons contrastes entre fonte, fundo e demais elementos do layout, respeito o template enviado pela SBFa;

(6) Priorize imagens com nitidez e de alta qualidade;

(7) Utilize gráficos, infográficos, diagramas, mapas geográficos, mapas mentais, cartoons e outros elementos complexos que sejam fáceis de descrever;

(8) Durante a apresentação, evite usar figuras de linguagem ou expressões idiomáticas, ironias e sarcasmos que necessitem da interpretação das pessoas, evitando a dificuldade de interpretação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

(9) Cores e outros elementos decorativos não precisam ser descritos, necessariamente durante a apresentação.

 

Para exemplos de layouts acesse:

https://github.com/UKHomeOffice/posters/tree/master/accessibility/dos-donts/posters_pt-BR

 

FONTE: https://candiaproducoes.com.br/projetando-para-acessibilidade-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer/

  

 

11. ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO ORAL

FONOAUDIOLOGIA SEM FRONTEIRAS

 

  • Trabalhos Concorrentes a Prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura)
  • Prêmio Teses (teses de doutorado com documento comprobatório).

12. ETAPAS A SEREM SEGUIDAS:

·    a)   Envio do resumo expandido através da área do inscrito;

b)   Confecção dos slides para apresentação oral na atividade Fonoaudiologia Sem Fronteiras;

c)   Leitura obrigatória do Manual de Acessibilidade, disponível no canto direito desta página para uma correta apresentação.

 

13. ESPECIFICAÇÕES GERAIS: nessa modalidade de apresentação, o relator/apresentador deverá enviar via área de inscrição, o resumo expandido para fins de anais do evento. Para a apresentação no evento, na atividade Fonoaudiologia Sem Fronteiras, será utilizado O TEMPO MÁXIMO DE 7 MINUTOS E ATÉ 2 MINUTOS PODERÃO SER UTILIZADOS POR TRABALHO, PARA PERGUNTAS DOS AVALIADORES e SUGERE-SE NO MÁXIMO 8 SLIDES com o conteúdo do trabalho. 

O não cumprimento do tempo determinado acarretará na desclassificação para a premiação.

 

14. CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS EXPANDIDOS

·         Esta modalidade de resumo deve ser escrita atendendo RIGOROSAMENTE as normas e orientações descritas abaixo:

  • Redigido em português, em conformidade com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, acatando a terminologia técnica-científica. Com estrutura de organização em: TÍTULO, AUTORES, OBJETIVOS, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FONOAUDIOLOGIA.
  • Deve ter de 1.000 a 1200 palavras. A totalidade de palavras inclui o TÍTULO, OBJETIVO(OS), MÉTODO, RESULTADOS, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS (dependendo do tipo de estudo) e CONTRIBUIÇÕES PARA A FONOAUDIOLOGIA, conforme modelo do template.
  • Deverá ser formatado em papel tamanho A4, texto justificado, espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda de 1,15 cm e inferior e direita de 1,15 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O título deverá ser escrito em caixa alta, em negrito, centralizado na página. ATENÇÃO: Desconsiderar a solicitação no template de no máximo 15 palavras para o título.
  •  Após duas linhas (espaços) do título, inserir nomes completos dos autores, fonte Arial, tamanho 8, sem destaques. Deve ser alinhado à direita um abaixo do outro e estando as primeiras letras maiúsculas. Indicar a instituição e o e-mail. Em casos que tenha um orientador este deve ser o último autor a ser listado.

  

14.1 FORMATO DE ARQUIVO PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO

TEMPLATE: O modelo encontra-se ao lado direito desta página em “TEMPLATE RESUMO EXPANDIDO”).

- O arquivo deverá ser salvo em WORDAo nomear O ARQUIVO para salvar, retire TODOS os caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos...O sistema não aceita os caracteres para envio.

- O arquivo EM WORD com conteúdo do resumo expandido, deve ser anexado através da área de inscrito do autor que submeteu o trabalho.

    • Acessar a área de inscrito;
    • Clicar no link de Trabalhos científicos;
    • Ao lado do título do trabalho, há um campo para anexar o Word;
    • Clicar em “Anexar arquivo” para fazer o upload do resumo.

- Para verificar se o arquivo foi inserido corretamenteclicar em “Clique aqui para abrir o arquivo anexado (abaixo do botão de “enviar”). Se o resumo aparecer, está inserido corretamente. Não há envio de confirmação de arquivo por e-mail.

 

14.3 PRAZO PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO: 13/11/2025. O autor que anexar o resumo expandido até o prazo estabelecido, garante a publicação do trabalho nos anais do evento. 

  

15. ORIENTAÇÕES DE CONTEÚDO DOS SLIDES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

15.1 TEMPLATE: todos os slides devem ser apresentados em template do evento que está disponível ao lado direito desta página em “TEMPLATE ORAL”.

Os templates oficiais, podem ser escolhidos pelo autor, não sendo necessário o uso de todos. 

15.2 ORIENTAÇÃO DE CONTEÚDO:

SLIDE 1. TÍTULO (deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo) e AUTORES.

SLIDE 2. INTRODUÇÃO (referências no rodapé).

DEMAIS SLIDES. OBJETIVO, MÉTODO (Para estudos envolvendo seres humanos ou animais é obrigatório o número do CEP) RESULTADOS E CONCLUSÃO.

 

16.  DATA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO: consultar na relação de trabalhos Orais no link https://inscricoes.lp.sbfa.org.br/trabalhos-resultados-orais  ou pela grade de programação. O RELATOR/APRESENTADOR DEVERÁ COMPARECER PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NA DATA E HORÁRIO PRÉ-DETERMINADOSO não cumprimento do horário acarretará na desclassificação do trabalho para premiação. 

 

  • Para fazer a busca pelo site, usar apenas um dos parâmetros. Ex: Sobrenome, ou código do trabalho, ou parte do título. O sistema não reconhece se todos os campos forem preenchidos. (A partir de 26/09)

 

17. AVALIAÇÃO LOCAL: os trabalhos classificados nessa modalidade serão avaliados durante o evento para fins de premiação, em dias e horários pré-determinados conforme informado na busca e/ou na grade de programação. Se necessário, HAVERÁ ARGUIÇÃO.

 

18. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 É vetada as alterações nos dias e horários das apresentações orais, salvo se o apresentador identificou conflito de horário com alguma outra atividade na grade de programação. Os horários e dias de apresentação, foram previamente distribuídos, visando minimizar conflitos de data e horário.

É de responsabilidade do apresentador ENTREGAR NO MÍDIA DESKa apresentação em PPT finalizada e salva em um pendrivecom pelo menos 1h de antecedência da atividade. Caso haja vídeo em sua apresentação, assegure-se que o mesmo esteja em formato MP4 com o link inserido dentro da apresentação em PPT.

O apresentador, poderá fazer uso de seu próprio equipamento, no entanto, deverá se apresentar no mídia desk para assinar um termo de responsabilidade.

Os apresentadores deverão estar na sala de apresentação, com o mínimo de 15 min de antecedência. Não haverá tolerância de tempo para chegada de relator/apresentador, se não estiver presente no momento da chamada, o trabalho não poderá ser apresentado.

Observe atentamente as orientações para correta classificação do seu trabalho e de certificado.

É de responsabilidade do relator/apresentador verificar se o seu trabalho está na lista de apresentação, visto ser vetada alterações nos dias do evento.

 

19. MANUAL DE ACESSIBILIDADE PARA APRESENTADORES DE MODALIDADE ORAL – Leitura obrigatória. Vide o anexo no canto direito desta página.

 

 

20. PREMIAÇÃO TRABALHOS CONCORRENTES A PRÊMIO:

Em sessão especial ao final do evento, realizada no dia 29 de novembro de 2025, os melhores Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Teses concorrentes à prêmio, receberão: 

Certificado de “Excelência em Fonoaudiologia” (1º lugar): para os trabalhos que obtiverem as maiores médias finais, por área de conhecimento.

Certificado de “Menção Honrosa”: para os trabalhos que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados por área de conhecimento).

Certificado de “Prêmio SBFa de Teses”: Para tese que obtiver maior média final, incluindo um valor financeiro a ser definido.

Certificado Prêmio SBFa de relatos de experiência: para o relato de experiência que obtiver maior média final. E para os relatos de experiência que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”

 

 

DÚVIDAS/INFORMAÇÕES:

Inscrições/Trabalhos científicos, data e horário apresentações, suporte aos autores: + 55 51 9936-4055

 

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