SEJA BEM-VINDO(A) AO 33º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA !
SUA PARTICIPAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA DO EVENTO!
SUGERIMOS A LEITURA ATENTA DO EDITAL.
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1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
- 12/06/2025 – prazo final para inscrição de resumos até 18h;
- As inscrições serão aceitas exclusivamente por via eletrônica, no site do evento;
- Não serão aceitos resumos enviados por e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja online via sistema de inscrições;
- O autor(a) responsável pela submissão do trabalho deverá realizar o cadastro de inscrição no evento, não sendo necessário realizar o pagamento para envio de trabalhos no momento da submissão;
- Em sua área de inscrição, clique no link de trabalhos para acessar o formulário de submissão:
Quero Realizar a minha inscrição: https://inscricoes.lp.sbfa.org.br/
Já sou inscrito(a): https://inscricoes.lp.sbfa.org.br/login
- O pagamento da inscrição deverá ser feito no prazo máximo de 7 dias corridos, a contar da data de divulgação dos resultados;
- O autor responsável pela apresentação que não observar o prazo para pagamento da inscrição, poderá ser excluído da lista de apresentações;
- Na impossibilidade de participar do evento, o(a) autor(a) inscrito(a) como apresentador(a), deve indicar o novo(a) apresentador(a) e transferir a inscrição para qualquer outro(a) autor(a) já cadastrado(a) no momento da submissão, dentro do prazo e critérios estabelecidos nas regras gerais do evento, que estarão disponíveis para consulta no site do congresso.
2. CATEGORIAS E MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
2.1 Categorias:
- Trabalhos científicos = Estudo de casos, Pesquisas científicas e Revisões de literatura.
- Relatos de Experiências = Experiências em campanhas, no ensino e na extensão. Práticas exitosas nos serviços.
2.2 Modalidades: Os autores deverão informar, no momento da submissão, qual a modalidade escolhida e submeter o resumo simples, através do formulário de submissão.
- E-Pôster – não concorrentes à prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura)
- Trabalhos Concorrentes à Prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura)
- Prêmio Teses (teses de doutorado). Para esta modalidade, não serão aceitos trabalhos de dissertação.
3. CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS
- Não há limites para o número de trabalhos submetidos por autor(a), no entanto, cada autor(a) é limitado(a) a apresentar, no máximo, 03 (três) trabalhos nas categorias que concorrem à prêmio (Trabalho Concorrente à prêmio e Prêmio Teses);
- No ato da submissão, cada autor(a) deverá indicar quem será o apresentador(a) e este(a) deverá realizar pagamento da inscrição após a divulgação dos pareceres, caso seja aprovado(a), dentro do mesmo prazo já exposto neste edital;
- Não há limites para a participação como coautor(a) em trabalhos submetidos por outros autores(as).
- MUITO IMPORTANTE!: Certifique-se de que todos os(as) co-autores(as) estão inseridos(as) corretamente (incluindo o orientador/a se for o caso), com nome completo, antes de finalizar a submissão do trabalho. Concluída a submissão, é vetada a inclusão de novos(as) autores(as) e/ou alterações na ordem de cadastro dos(as) autores(as) no sistema.
- É de responsabilidade do(a) autor(a) principal, cadastrar corretamente todos os dados no momento da submissão, não sendo possível efetuar alteração de qualquer natureza.
4. ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DO RESUMO
- Conter mínimo de 350 e máximo de 500 palavras;
- Estrutura: OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS e CONCLUSÃO;
- O título original do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação. Alterações posteriores implicarão em desclassificação do trabalho;
- Há um campo designado para inserir o texto do resumo que será simples para todas as modalidades, portanto não há templates nessa fase de submissão;
- Há campo específico para o Título, nome do(a) autor(a) e co autores(as), não contabilizando o número máximo de palavras do resumo;
- Não há fonte e nem tamanho de letra específico para o sistema online de submissão;
- O texto deve ser corrido, sem interrupções até o final, porém seguindo as estruturas acima solicitadas. Devem ser observados letras maiúsculas e minúsculas, pois serão publicados nos anais da mesma forma como foram cadastrados;
- O resumo não poderá conter gráficos, imagens ou tabelas e nem referências;
- Estudos que envolvem seres humanos: Quando a pesquisa científica, o relato de experiência ou a extensão envolver seres humanos. O autor responsável pela submissão, deverá assinalar que o trabalho possui o parecer do Comitê de Ética e Pesquisa e informar somente o número, em campo específico, se comprometendo com a veracidade desta informação. Sendo aprovado, o autor deverá informar o nº do parecer do CEP em sua apresentação oral ou no e-pôster. Caso haja necessidade, a comissão científica, poderá solicitar o comprovante do nº do Parecer do Comitê de Ética e Pesquisa;
- Estudos que NÃO envolvem seres humanos: Pesquisas que envolvem dados de domínio público que não identifiquem os participantes do estudo, ou apenas revisão bibliográfica, sem envolvimento de Seres Humanos, não necessitam aprovação por parte do sistema CEP-CONEP. Nesta categoria, clique no botão “Não se aplica” no formulário de submissão.
Importante: Após as avaliações, a comissão científica poderá enviar ao(à) autor(a), um comunicado para corrigir o resumo antes do parecer final. O(A) autor(a) receberá um e-mail com a solicitação e terá um prazo estipulado pela comissão científica para realizar a correção.
5. ÁREAS DE SUBMISSÃO
- Audição e Equilíbrio (AUDIO)
- Carreira, gestão e empreendedorismo em Fonoaudiologia
- Disfagia (DIS)
- Ensino em Fonoaudiologia (ENS)
- Fala (FALA)
- Fonoaudiologia Educacional (FONOEDUC)
- Linguagem (LGG)
- Motricidade Orofacial (MO)
- Perícia Fonoaudiológica (PF)
- Saúde Coletiva (SC)
- Voz (VOZ)
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Os resumos serão avaliados aos pares por membros da Comissão de Avaliação de Trabalhos;
- Os avaliadores terão acesso aos resumos sem identificação de autoria, portanto o resumo não poderá conter a identificação dos autores;
- Os trabalhos serão aprovados para apresentação no congresso quando atingirem a nota mínima de 7,0 na primeira etapa de avaliação, independente da categoria;
- No caso dos trabalhos submetidos como concorrentes ao prêmio, para ser classificado para concorrer ao prêmio, o trabalho deverá atingir a nota mínima de 9,0. Os trabalhos com notas entre 7,0 e 8,9 serão aprovados na categoria de não concorrente ao prêmio, e será exposto como e-pôster;
- A comissão científica definirá a forma de apresentação do trabalho – apresentação oral concorrente à prêmio ou e-poster não concorrente à prêmio, de acordo com a pontuação acima exposta, independente da opção assinalada como oral pelo autor no momento da submissão;
- Não caberá recurso das decisões da Comissão Avaliadora.
7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
- Os pareceres dos trabalhos, serão enviados para o e-mail cadastrado do autor da submissão, a partir do dia 5 de agosto de 2025;
- Somente o(a) autor(a) responsável pela submissão receberá o resultado pelo e-mail cadastrado no momento da submissão. O resultado estará também disponível na área reservada de cada autor(a), no sistema de inscrições;
- É de responsabilidade do(a) autor(a), acompanhar sua área reservada para verificação de resultados.
8. ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO
A relação dos títulos dos resumos aprovados e/ou que concorrerão a prêmio, assim como as orientações, serão publicadas no site do evento, a partir de 11 de agosto de 2025.
- Para os trabalhos aprovados na categoria concorrente à prêmio, será solicitado o envio do resumo expandido ao(à) autor(a) da submissão. As orientações serão publicadas na mesma data acima.
9. PREMIAÇÃO
Em sessão especial ao final do evento, realizada no dia 29 de novembro de 2025, os melhores Trabalhos científico e Relatos de Experiências concorrentes a prêmio receberão:
Certificado de “Excelência em Fonoaudiologia” (1º lugar): Para os trabalhos que obtiverem as maiores médias finais, por área de conhecimento.
Certificado de “Menção Honrosa”: Para os trabalhos que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados por área de conhecimento).
Certificado de “Prêmio SBFa de Teses”: Para a tese que obtiver maior média final, incluindo um valor financeiro (a definir). Para as teses que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”.
Certificado Prêmio SBFa de relatos de experiência: para o relato de experiência que obtiver maior média final. E para os relatos de experiência que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”.
10. CERTIFICADOS
- O trabalho aprovado e apresentado durante o evento receberá 01 certificado com o nome do trabalho e o nome de todos os(as) autores(as) cadastrados(as) no momento da submissão;
- Os trabalhos aprovados, mas NÃO apresentados no evento NÃO TERÃO DIREITO AO CERTIFICADO, assim como não estarão disponíveis nos anais;
- Será fornecido 01 certificado de apresentador(a) ao autor(a) que estiver cadastrado com esta atribuição no sistema de inscrição e participar do evento;
- Os certificados não estarão disponíveis aos demais autores(as), independentemente de estarem cadastrados(as) no sistema;
- É de responsabilidade do(a) autor(a) principal, acessar o certificado no sistema online e repassar aos demais autores(as);
- Todos os certificados serão disponibilizados no sistema online de inscrição pelo prazo máximo de 20 dias após o término do evento e poderão ser emitidos no prazo máximo de 90 dias após a liberação. Não serão enviados certificados por e-mail ou qualquer outra forma;
- Não será permitida a alteração na ordem de cadastro de autores nem acréscimos de autores que não foram incluídos no momento da submissão;
- É de responsabilidade do autor principal, cadastrar corretamente os dados de todos os autores, pois a emissão do certificado será feita de forma automática pelo sistema de inscrições;
- A comissão organizadora não se responsabiliza por erros na emissão dos certificados decorrentes de falhas no cadastramento de dados.
Informações adicionais ou dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail cientifico@tribecaeventos.com.br ou pelo WhatsAPP +55 51 9 9702 15 11
DIRETORIA CIENTÍFICA – SBFa
Dr. Leonardo Wanderley Lopes
Dra. Ana Cristina de Albuquerque Montenegro